Ficha técnica do Estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada): - Capacidade: 24.500 pessoas (todos os lugares em cadeiras) - Recorde de público: 31.700 pagantes (Atlético 4 x 2 São Caetano, em 16.12.2001) - Primeiro jogo: Atlético 2 x 1 Cerro Porteño, em 24.06.1999 - Medida do gramado: 105m x 68 m - Cadeiras de polipropileno, importadas da Espanha - Gramado com dois tipos de grama: Rye Grass e Tifton 419 - Sistema de drenagem do campo - Seis elevadores convencionais e dois elevadores panorâmicos - Área coberta de 11.980 m2 com telhas - 21 banheiros públicos (11 masculinos e 10 femininos) - 68 lojas - 10 suítes de patrocinadores com sala, banheiro e sala de estar para 22 pessoas - 41 camarotes tipo B para 16 pessoas, com banheiro privativo e sala de estar - 35 camarotes tipo C de 9 a 15 lugares - 4 lojas externas (tipo mall) - 8 vestiários para jogos de futebol - 10 camarins para shows
Endereço: Rua Buenos Aires, 1260 - Curitiba, Paraná
Linhas de ônibus que passam perto do estádio: Água Verde/Abranches, Água Verde/Buriti, Caiuá, Carmela Dutra, Cotolengo, Fazendinha, Formosa, Jd. Mercês/Guanabara, Juvevê/Água Verde, Mad. Caiuá, Mad. V. Velha, N. Sra. da Luz, Portão, São Jorge, Sta. Quitéria, V. Izabel, V. Rosinha e Vila Velha
A história do estádio do Atlético começa no início do século XX. Em 1914, Joaquim Américo Guimarães, então presidente do Internacional, comandou a construção do estádio Baixada da Água Verde. O Atlético surgiu dez anos depois, herdou o patrimônio e batizou o estádio com nome do principal responsável por seu surgimento.
Durante oito décadas a Baixada passou por diversas reformas, melhoras e ampliações. A última grande obra foi concluída em 1994, mas durou só três anos. Em 1997, o antigo Joaquim Américo foi demolido para dar lugar à Arena da Baixada, estádio mais moderno da América Latina.
Você que é de Portugal, saiba que esse é o estádio Mais Moderno do País, com mais conforto e é o estádio do Brasil que chega mais perto de um estádio europeu, pela sua modernidade e conforto.
Essa parte da Arena que ainda não existe já está em construção, depois que o Atlético Paranaense comprou o terreno ali de tráz que era de uma escola. E todos nós que torçemos para o Furacão estamos na espectativa de ver nossa Arena completa.