Gostas de futebol e de escrever? Não percas tempo, envia um mail para saga.awp@gmail.com e candidata-te ao Blog!

Dream Team #4 | All-Star Barreirense
Postado por David Pereira. Comenta ou regressa á Pagina Inicial.
Na década de 70 o Barreirense notabilizou-se como um dos principais clubes do nosso país, sendo que o Barreiro era na altura chamado "A cidade do Futebol", hoje decidi formar uma equipa "All-Star" deste clube de diferentes gerações.


Guarda-Redes:



Como Guarda-Redes do Barreirense as escolhas poderiam ser várias, há Neno, Carlos Gomes, Azevedo, Jorge Martins mas a minha escolha recai sobre Manuel Bento, dono e senhor da baliza da selecção portuguesa nos anos 80.


Defesa-Direito:



Para Defesa-Direito as escolhas também são várias, embora mais recentemente Victor Moreno tenha chegado ao principal escalão do futebol português recentemente, acho que a grande escolha para esta posição é Nelinho, um internacional brasileiro.


Defesas-Centrais:




Como Defesas-Centrais coloco em primeiro lugar Frederico, um jogador que apenas esteve uma época no emblema barreirense mas que passou várias épocas noutros clubes como o Benfica ou o Boavista.



O outro central é o angolano Kali, que em 2006 conseguiu a proeza de ir ao Mundial 2006, estando na altura a jogar pelo Barreirense.
Não é qualquer jogador do clube que participa na maior prova de selecções do mundo, e digo maior pois os Jogos Olimpicos acabam por ser uma segunda prova no Futebol.


Defesa-Esquerdo:



Como Defesa-Esquerdo coloco o adaptado Marco Airosa.
Marco Airosa teve apenas uma época no Barreirense e não se pode dizer que correu de feição pois o clube desceu de divisão, mas o que interessa aqui é que no final dessa mesma época, foi convocado para o Mundial pela Selecção Angolana.


Médio-Direito:




Como Médio-Direito nesta equipa coloco José Augusto, um jogador que foi bi-campeão europeu pelo Benfica nos anos 60.
José Augusto foi internacional português durante 10 anos e participou no Mundial de 1966.


Médios-Centro:




Escolhas dificeis para médios-centro pois jogadores como José Pedro e Hugo Cunha tiveram de ficar de fora neste onze para dar lugar a dois médios de grande qualidade.
O primeiro médio-centro é Carlos Manuel, todos o conhecem, um jogador de bigode que passou na sua ilustre carreira pelo Sporting e Benfica, seguindo depois uma carreira de treinador onde não teve tanto sucesso.



O outro médio-centro desta equipa é Valter Costa, o actual treinador do clube e que começou e terminou a carreira no emblema barreirense.
Para além de estar no Barreirense ainda jogou no Sporting, Maritimo, Portimonense e Amora no principal escalão e no Estrela da Amadora no segundo escalão do futebol português.


Médio-Esquerdo:



Como Médio-Esquerdo coloco Fernando Chalana, todos sabem quem ele é, ainda há pouco tempo era treinador do Benfica.
Chalana foi um grande jogador nos anos 80 e evidenciou-se no Benfica pela sua qualidade técnica, rezam as crónicas que depois de fintar um adversário voltava atrás para o fintar de novo.
Um grande jogador!


Avançados:



É dificil de escolher um avançado de entre todos os que passaram pelo Barreirense, mas tomei uma decisão e um dos avançados que escolhi é Pedro Pireza.
Provavelmente poucos já ouviram falar dele, Pireza foi um futebolista dos anos 30 e passou pelo Sporting. Chegou ainda a ser convocado para a Selecção.



O outro avançado é Albano, um dos famosos cinco violinos do Sporting na década de 40.
Albano foi sete vezes Campeão Nacional (!) pelo clube de Alvalade e venceu a Taça de Portugal por três vezes.
É uma das principais figuras do Sporting e do próprio Barreirense.



PS: Mesmo após de concluir este artigo descubri que Valter Costa já não é treinador do Barreirense, dando lugar a Duka, ex-jogador do clube assim como no Campomaiorense e Portimomense.

Etiquetas:




sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Dream Team #4 | All-Star Barreirense David Pereira