Gostas de futebol e de escrever? Não percas tempo, envia um mail para saga.awp@gmail.com e candidata-te ao Blog!

Dream Teams #2 | FC Porto de Mourinho
Postado por David Pereira. Comenta ou regressa á Pagina Inicial.


Antes

O FC Porto entre 1995 e 1999 venceu os cinco campeonatos nacionais que disputou mas nunca chegou longe nas competições europeias.
Seguiram-se alguns anos de jejum até que José Mourinho chegou ao FC Porto em Janeiro de 2002 e disse que "esta época está muito dificil mas para a próxima seremos campeões de certeza, está escrito em ata".


Durante


Nesse ano o FC Porto não conseguiu mesmo ser campeão mas ficou em 3º lugar a apenas escassos pontos do 2º classificado.
Na época seguinte, Mourinho trouxe do União de Leiria (seu antigo clube) Derlei, Tiago e Nuno Valente e foi buscar a outros clubes da primeira divisão Pedro Emanuel, Paulo Ferreira, entre outros e como prometido sagrou-se Campeão.
Durante toda essa época, apenas 16 pontos ficaram perdidos, venceu todos os jogos com adversários directos e garantiu o titulo a algumas jornadas no fim.
Mas não se pense que naquele ano só o campeonato intressou para o FC Porto... não. Os dragões também venceram a Taça de Portugal e a Taça UEFA.



Na época seguinte, o FC Porto estreou-se a vencer a Supertaça Portuguesa mas não conseguiu vencer a Europeia frente ao AC Milan.
O campeonato foi muito mais disputado que na época passada mas não foi isso que impediu que os dragões voltassem a vencê-lo de novo com vários pontos de avanço.
Mais uma vez o clube chegou à Final da Taça de Portugal, mas desta vez viria a perder com o Benfica naquela que foi a sua primeira derrota com o clube encarnado em mais de três anos.
Na Europa, O FC Porto começou de um modo algo timido com uma derrota com o Real Madrid e com vitórias sofridas com Partizan e Marselha e na 2ª fase deixou pelo caminho Manchester United, Lyon e Deportivo com muita categoria, apesar de algum sofirmento no encontro com os ingleses e espanhóis.
Na final, defrontaram o Mónaco que tinha deixado pelo caminho nessa mesma edição da "Champions" o Real Madrid e o Chelsea... mas os dragões não ficaram intimidados e despacharam os franceses com um 3-0 expressivo.
Foi a segunda vez que os azuis-e-brancos venceram a maior prova de clubes europeus.
Durante a "Era Mourinho", o FC Porto somou 33 vitórias consecutivas no campeonato nacional nos jogos em casa.





Depois


Mourinho tornou-se um treinado reputado e foi dificil segurá-lo, na própria noite da vitória da Liga dos Campeões o técnico assumiu que gostaria muito de treinar o Chelsea. E assim foi... para o seu lugar veio Del Neri mas não ficou muito tempo no lugar. Na época seguinte, Deco, Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho sairam e a equipa ficou muito mais fraca não conseguindo o titulo e permitindo que o Benfica o vencesse 11 anos depois.


Jogadores mais sonantes deste Dream Team:


Costinha
Deco
Derlei
Hélder Postiga
Jorge Costa
Maniche
McCarthy
Nuno Valente
Paulo Ferreira
Ricardo Carvalho
Vítor Baía

Etiquetas:



Blogger Futebol à Lupa Comentou...
Já coloquei o vosso blog no Futebol à Lupa. Fico à espera que acrescentem o meu, como combinado.

http://futebolalupa.blogspot.com
12 de dezembro de 2008 às 12:59  

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Dream Teams #2 | FC Porto de Mourinho David Pereira